Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Abaetetuba é, atualmente, uma das cidades mais desorganizada e violenta do estado. Trânsito caótico nas ruas e avenidas, veículos e condutores ilegais etc. Feiras e mercados de alimentos sem o mínimo de higiene, completamente abandonados pelo poder público. Praças, ruas e avenidas do centro totalmente ocupadas por camelôs, produtos piratas etc.


Trânsito Caótico

Motos ilegais (placas encobertas), conduzidas ilegalmente (excesso de passageiros sem capacete, inclusive crianças de colo) por adultos, adolescentes e até mesmo crianças. Presenciei famílias inteiras (até quatro pessoas) sendo conduzidas sem capacetes. À noite presenciei “pegas” em algumas ruas regularmente pavimentadas e sem “lombadas”.

As ruas esburacadas e os carros “baús”, ônibus, caminhões “truncados” etc. que entram a qualquer hora do dia ou da noite na cidade, fazem desembarque de mercadorias e, muitas vezes, transformam as ruas em garagens particulares, contribuindo, decisivamente, para o já caótico trânsito.

O Prefeito Luiz Lopes (PT) na prefeitura de Abaetetuba, no período de 2005 a 2008, tomou algumas atitudes, que proporcionaram maior tranquilidade:

Informatização do DEMUTRAN

Palestras e ações nas escolas sobre Educação ao Trânsito urbano;

Curso de Educação ao Trânsito com entrega de diplomas, capacetes e coletes;

Recadastramentocredenciamento e Cursos para os motos taxistas;

Contratação e capacitação de Agentes de Trânsito;

Sinalização horizontal e vertical das principais avenidas;

Convênios com o DETRAN e ARCON;

Fiscalização dos transportes coletivos;

Parceria com a SETRAN;

Campanhas educativas na praia;

Operações DEMUTRAN no carnaval;

Apoio logístico nas Caminhadas cívicas, Círio, Semana da Pátria; 

 Etc. etc. etc.

As autoridades bem como os cidadãos e cidadãs de bem, que são a maioria, precisam reagir. Todos devem fazer sua parte, tomando atitudes individuais e coletivas, em vez de atribuir exclusivamente aos poderes públicos por tudo que acontece na cidade. Reagir é uma forma de exercer a cidadania e praticar a urbanidade desejada para se fazer da cidade um orgulho para todos que desfrutam da sua ambiência acolhedora.

Sugestões

Sugerimos algumas medidas, evidentemente a serem discutidas com a comunidade em geral:

01          Liberar a avenida D. Pedro para “mão única” no intervalo aproximado de 05h30min às 13h30min;

02          Bloquear a circulação de veículos motorizados, exceto ambulâncias, a partir das 05h30min às 13h30min no perímetro compreendido entre a Rua Siqueira Mendes e Tv. Justo Chermont  (“beira”), incluindo Tv. Santos Dumont, Av. 15 de Agosto, Dom Pedro II, Av. Pedro Rodrigues e Tv. Pedro Pinheiro Paes.

03          Só permitir a circulação de “baús”, caminhões e “truncados” etc. na cidade, para embarque e desembarque de mercadorias, no intervalo de 13h30min às 20h30min;

04          Estabelecer pontos de embarque e desembarque de ônibus escolares;

05          Orientar os motorista de carros, motos e bicicletas como estacionar seus veículos, principalmente nas praças, em frente aos colégios e vias públicas;

06         Colocar sinais e guardas de trânsito nas esquinas e ruas de maior movimento, nos horários de "pico" para orientar, fiscalizar e multar infratores; e

07         Organizar o trânsito em frente as escolas e colégios, nos horários de entrada e saída de alunos e professores;

Por que os alunos do Colégio Nossa Senhora dos Anjos não são orientados a entrarem e sairem pela porta dos fundos do Colégio? Acredito que melhoraria o trânsito e evitaria a exposição dos alunos a riscos de acidentes. 

PS.: estas sugestões iniciais certamente não irão assegurar resultados definitivos. Mas se obtiverem algum sucesso, servirão de base para um progressivo aperfeiçoamento, com a participação dos órgaos públicos e, principalmente, da comunidade em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário