Total de visualizações de página

sábado, 6 de agosto de 2011

Corrupção

Em conversas com amigos, conhecidos e, esporadicamente, com estranhos para mim, ouço argumentos sobre a corrupção: inicialmente são unânimes em citar os políticos em geral e, após discussões acaloradas, aparentemente acabam chegando as mais variadas conclusões: a corrupção é cultural, está no DNA do ser humano, é endêmica etc. etc. etc. Normalmente fico calado, escutando e, após algum tempo, instado a falar, faço-lhes algumas perguntas, tais como: o que vocês acham dos advogados que defendem bandidos, principalmente os de “colarinho branco”? Os engenheiros que constroem obras que desmoronam? Os juízes que vendem sentenças? E mais: algum de vocês já deu propina a guardas de trânsito? Algum de vocês joga lixo nas ruas?

Falar mal das autoridades corruptas e “molhar a mão” do guarda na esquina é hipocrisia. Criticar os políticos que só querem levar vantagem em tudo e trafegar pelo acostamento, para avançar nos engarrafamentos, é incoerência. Reclamar da má coleta de lixo e jogar papel, garrafas, latas etc., no chão é contradição. Escandalizar-se com as roubalheiras e sempre buscar um jeito de sonegar impostos é impostura. Condenar o caixa dois das campanhas e considerar normal o das empresas, que, em média, não contabilizam 30% do que faturam, é julgar com dois pesos e duas medidas. Apontar, com razão, defeito nos outros, mas tapar os olhos para os seus, não é razoável. Tira a força moral e crítica.

As grandes empresas estão sempre envolvidas nas falcatruas, propinas e licitações viciadas. A Polícia Federal e Ministério Público conseguem provas robustas de corrupção contra políticos, funcionários e empresários, às vezes alguns são demitidos, outros até são presos e obrigados a devolver os roubos. Mas nunca se viu uma grande empreiteira condenada por suborno.


É importante não perdermos os corruptores. Coisa que o imprensalão normalmente não mostra. E não mostra por um motivo bem simples: os corruptores deste Governo são os mesmos dos governos apoiados pela mídia corrupta. Querem continuar roubando, impunemente, apenas com um governo mais ao agrado do esquemão.

Marcos Valério não nos deixa mentir. O
 valerioduto teve início no governo tucano de Eduardo Azeredo, em Minas Gerais. Mas, curiosamente, só foi denunciado pelas propinas do governo Lula. E não adiantou nada dizerem exaustivamente que o esquemão vinha de antes. A mídia do imprensalão só divulgou o que lhes interessou.

Advogados de empreiteiras são os mais caros e competentes do país, usam seus conhecimentos legais e pessoais para anular processos, arquivar denúncias em desqualificar provas e testemunhas contra seus clientes. Já vimos até deputados algemados e presos, mas nunca um diretor de empreiteira na cadeia ou pagando multa. Por ceder a extorsões ou oferecer propina. 



Só tenho uma certeza: a corrupção é um mal que afeta sempre os mais pobres!

“Qual a palavra que nunca foi dita?”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário