Total de visualizações de página

domingo, 23 de outubro de 2011

Partido dos Trabalhadores

Fundação

Em um dia qualquer de junho de 1981, provavelmente um sábado à noite , mais ou menos às 19: 00 hs, estávamos na mesa do bar do Antônio do "Gidonda", atual "Mercado Dohara", quando um estranho se aproximou.

PS: Como sempre encontrava-me com o "Trica", "Gury" etc. nos finais de semana, deduzo que eles estavam presente. Para ser mais preciso, pretendo consulta-los brevemente.

Como estava dizendo, um estranho se aproximou e perguntou: quem de vocês é o professor Zhukov?

Por alguns minutos, ficamos calados e na minha cabeça passaram cenas de filmes e revistas em quadrinho (gibis), pelas quais eu era "fissurado" e papai odiava¹. Naquele momento, lembrei-me da famosa frase mexicana, traduzida: "como te chamas? Pedro. Buum! Chamavas-te".

Esperando pelo pior, pensei: quem não deve não t(r)eme. Só que na visão de uma sociedade moralista, conservadora etc. eu devia muito pelo meu passado² nas ruas, nas escolas etc.

Segurando pelo gargalo uma garrafa de refrigerante e observado por todos à mesa, finalmente tomei a iniciativa: sou eu. Por que?

O estranho se identificou, dizendo: sou Roberto Alves, professor de história em Belém. Estou aqui como representante de um partido político. Não sei se já ouviram falar de um novo partido político, que está sendo criado a partir de São Paulo, exclusivamente por trabalhadores na maioria dos e municípios brasileiros e blá, blá.

Educadamente pedimos que sentasse e se explicasse melhor e ele o fez: o partido que estamos criando a partir de São Paulo e em vários estados e municípios, chama-se Partido dos Trabalhadores. Como ja lhes disse é um partido novo e prá ele se viabilizar nacionalmente é necessário que se viabilize um certo número de estados e dentro desses estados, um certo número de municípios, para poder concorrer às eleições, lançando candidatos a presidente, governador, prefeito etc. Já estive em vários municípios e, aqui estou pela quinta vez. Fiz vários contatos e reuniões com algumas pessoas, tentando criar uma Comissão Provisória. As pessoas participantes nunca são as mesmas. Faço esplanação, respondo perguntas, mas todas às vezes que tentei, encontrei resistências para assinarem as fichas de filiação. Penso que por não me conhecerem, desconfiam. Resumindo: após várias reuniões, não consegui nenhuma assinatura. Pra ser mais preciso, tenho três fichas³ preenchidas por estudantes de Abaetetuba, que moram em Belém.

Após algumas horas de conversas, sobre vários assuntos, combinamos nos encontrarmos no dia seguinte, quando sairiamos para fazermos as filiações necessárias.

Observação 1: acredito que o Roberto Alves me procurou, por indicação do papai. Vide "Árvore Genealógica de Roberto Osorio da Costa Lima" no Blog do Osorio: www.osorioinrio.blogspot.com

No dia seguinte, eu e Roberto Alves saímos às ruas, visitamos várias casas de alunos, ex-alunos e seus familiares. Alguns desses filiados, filiaram outros. No final do dia tínhamos conseguido mais de uma centena de filiados, pouco mais que o necessário para legalizar o Diretório Municipal. À noite de domingo, viajei à Belém e na madrugada seguinte à Bragança, onde morava e trabalhava.

Alguns dias depois das filiações, encontrava-me em Bragança, quando recebi uma ligação do Roberto Alves, que se encontrava em Abaetetuba me informou que o Bertino, "um carroceiro", tinha sido escolhido Presidente da Comissão Provisória do PT.

Na semana seguinte o Roberto Alves ligou novamente para comunicar que tinha sido realizada uma reunião com algumas dezenas de filiados e que eu tinha sido escolhido, por unanimidade, Presidente do Diretório Municipal do PT. Perguntou-me se eu aceitava. Ponderei que morava em Bragança e nos finais de semana viajava à Belém, onde residiam a esposa e a filha Karla, que tinha pouco mais de um ano de nascida. Ele argumentou que, mesmo morando fora, poderia ser o Presidente, pois meu domicilio eleitoral era em Abaetetuba etc. etc. e repetiu que eu tinha sido escolhido por unanimidade dos filados participantes. Finalmente, concordei, sem ter a mínima idéia das consequências.

Observação 2: acredito que a escolha para ser Presidente, deveu-se as condições: o mais conhecido, ninguém tinha coragem de assumir, prestígio na camada mais esclarecida da população etc. etc.

Viajava todas as sextas-feiras, à noite, de Bragança a Belém e, aos sábados, pela manhã, de Belém a Abaetetuba, aos domingos, à noite, de Abaetetuba à Belém e na segunda-feira, de madrugada, de Belém à Bragança, onde morava, trabalhva de dia na CEF e, à noite, lecionava no colégio Santa Terezinha.

Nos primeiros anos de fundação do PT, em Abaetetuba, as reuníões eram realizadas, ordinariamente, aos sábados e, esporadicamente, aos domingos na casa do papai, à Tv. Emídio Nery da Costa, 623 e, posteriormente, nas casas de outros filiados. Discutíamos os mais variados assuntos à exaustão. Muitas vezes com a presença de representantes do Diretório Regional que faziam palestras sobre capitalismo, socialismo, comunismo etc. etc. Discutíamos, principalmente, as tarefas para a semana seguinte, com o intuito de viabilizar o crescimento do partido. Todos tinham direito a vez, voz e voto e as decisões da maioria eram respeitadas e cumpridas por todos. Como atividades práticas fazíamos visitas às residências e comércios, conversando e distribuindo panfletos, fazíamos comícios e bingos relâmpagos nas ruas e nas praças etc. etc. etc. Quase tudo que era decidido nas reuniões, era colocado em prática, com muita dificuldade, pois além das condições financeiras precárias, tínhamos que enfrentar agressões verbais e físicas de indivíduos e entidades conservadoras e moralistas e lutar contra uma sociedade conformista e obedientes etc. etc. etc. Éramos estigmatizados como ateus, comunistas, "baderneiros", aliciadores etc. etc. etc. Aos "trancos" e "barrancos" conseguimos nos impor aos nossos algozes e oportunistas, que de alguma forma se beneficiaram e se beneficiam do modo petista de governar.

Observação 3: Hoje muita gente se arvora a dizer que participa do PT desde a fundação e que andou comigo fazendo filiações. Posso afirmar que os que construiram, raramente o fazem e quando o fazem é com muito orgulho.

Observação 4: Posso dizer que em Bragança, participei atvamente de todas as etapas da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT): filiações, criação da Comissão Provisória e do Diretório Municipal e a legalização etc.
 

Tenho orgulho de ter participado ativamente da construção do Partido dos Trabalhadores (PT).


Administração

Abaetetuba, desde a sua criação até os dois primeiros anos do prefeito Luiz Gonzaga Leite Lopes, a maioria das ruas nunca havia sido asfaltada. E as poucas que eram cuidadas, praticamente no centro da cidade, recebiam apenas concretagem superficial e/ou uma espécie de “burra” de asfalto, que às vezes durava... só até a primeira chuva.

O governo do PT na Prefeitura de Abaetetuba, no período de 2005 a 2008, com o Prefeito Luiz Lopes, o Presidente Lula e a Governadora Ana Júlia.

O prefeito Luiz Gonzaga Leite Lopes (PT) entregou à sucessora (PSDB) na Prefeitura de Abaetetuba/PA:

Funcionários concursados, salários em dia, com direito à aposentadoria e a prefeitura sem dívidas;
Estrutura viária urbana com mais de 20 ramais vicinais completamente renovados;

Prédios públicos novos e outros ampliados e modernizados;
1OBRAS
  • Construção: Portal Cidade de Abaetetuba, Praça Cristo Redentor; Mercados de Carne, Peixe e Misto;
  • Reforma, ampliação e modernização do Centro Poliesportivo e Cultural Hildo Carvalho;
  • Asfaltamento de 40 km de avenidas e ruas nos bairros: Algodoal, Aviação, Centro, Francilândia, Santa Rosa, São José e São Lourenço;
  • Terraplanagem de 20 km de ruas dos bairros: Algodoal, Aviação, Francilândia, Cristo Redentor, Santa Rosa, São João, São José, São Sebastião, Ultralar e Vila de Beja;
  • Selante nos bairros de Algodoal, Cristo Redentor, Francilândia, Santa Rosa, São João, São Sebastião, Ultralar e Vila de Beja;

Empiçarramento e terraplanagem dos ramais:
Abaetezinho (Convento), Arienga (Vila de Beja), Bacuri, Bahia = 2.800 metros, Camotim, Castanhal I, Cataiandeua ao Poço da moça,
Cujari, Curuperé-miri = 4.000 metros, Jarumã ao ramal do Pirocaba, Maranhão = 900 metros, Piratuba = 500 metros, Pirocaba = 6.000 metros, Sagrado = 500 metros, Santarém, Tauerá de Beja = 3.800 metros, Tocão (alargamento), Vasco = 1.000 metros e Velho de Beja = 3.800 metros.
  • Construção de 50 Sanitários Biológicos nas residências da Tv. Castelo;
  • Abertura do ramal e construção da Ponte sobre o Rio Abaetezinho;
  • Construção da Ponte do bairro Santa Rosa;
  • Projeto de construção de 02 Quadras Poliesportivas nos bairros de São Sebastião e Francilândia;
  • Recuperação da Orla Fluvial da Vila de Beja;
  • Construção de 02 quadras Poliesportivas na Vila de Beja;
  • Implementação da Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo;
  • Etc.

Projetos de topografia:
Escola padrão de 02 salas de aula para o rio Jupariquara;
Campo do Tietê;
Ampliação de escolas nos rios Sirituba, Acaraqui, Guajarazinho e Anequara;
Delegacia da Mulher;
Mapas, montagem e apresentação do Plano Diretor Municipal;

Nenhum comentário:

Postar um comentário